top of page

Impermanente

"Impermanence is not something to be afraid of. It's the evolution, a never-ending horizon."
Deepak Chopra


Como reflexão deste último ano posso dizer que uma das maiores aprendizagens que ele me deu foi que a vida é realmente IMPERMANENTE. Nada é permanente, tudo é transformação e transmutação.


Nada na vida pode ser visto como um dado adquirido, nada é permanente, tudo muda, tudo se transforma. Toda a transformação traz consigo uma aprendizagem, um crescimento, uma evolução, e temos uma capacidade enorme de adaptação, por isso só temos que aceitar o que ela tem para nos dar de braços abertos.


Inspira e expira, abre o coração para esta impermanência, reflete sobre o seu lado bom para a tua vida, interioriza e acolhe todas as transformações. Tudo será mais fácil e fluído.

Se resistirmos ao que o mundo tem por nos dar estamos apenas a criar dificuldades, bloqueios no nosso processo. O que queremos na verdade é limpar todo o caminho para que a luz se veja melhor, para o tornar mais claro e limpo. Somos, uma grande parte das vezes, os criadores das nossas próprias dificuldades, muitas vezes somos nós que colocamos pedras no nosso caminho. Na verdade só temos que simplificar, deixar fluir, agir em verdade com a nossa essência e não de acordo com o que os outros ou a sociedade espera de nós. Segue apenas o teu coração e age de acordo com os teus princípios basilares.


Se será sempre fácil? Não! Haverão sempre dias em que força falta, a alma pesa, a vontade é escassa e o corpo se abate. Mas devemos aceitar esses dias, eles fazem parte de nós e não temos que viver em guerra com eles, criando lutas interiores para mudar o estado de espírito. Tu também mereces ter esses dias, esses momentos. O importante é estares consciente que tu não és esses dias, e eles não podem traçar a tua jornada, não os deves alimentar ou cultivar, apenas isso. Não precisas de mostrar aos outros que estás sempre bem, precisas apenas de mostrar a ti mesmo que aceitas esses momentos, que os superas e que eles te trarão uma evolução e tudo ficará bem. Tudo está bem!


Somos moldados numa estrutura que nos faz acreditar que só somos aceites se estivermos sempre a sorrir, correspondendo ao esteriótipo da felicidade. Sai do molde e não seja mais um. Cria a tua própria identidade e unicidade, a tua própria essência e tudo em ti brilhará. Tu já és tudo o que precisas, está tudo dentro de ti, e se cultivares o teu interior, apenas aquilo que é essencial, o teu exterior se manifestará sem esforço. Como Bruce Lee disse uma vez: “não é um aumento diário, mas uma diminuição diária. Corte tudo que não for essencial".

Temos que nos conectar com as bases, e viver o agora. Passamos grande parte da nossa vida a sofrer por algo que nunca irá acontecer, a sofrer por antecipação, por algo que nunca se irá concretizar, porque não vivemos o presente. Como disse Mark Twain "Tive muitas preocupações na vida, a maioria das quais nunca aconteceu." , não sofras pelo que não aconteceu ainda. O que é hoje, pode não ser amanhã, abraça e agradece esta impermanência da vida, recebe de braços abertos a mudança.


E para adotar este modo de vida há coisas que temos que mentalizar, temos que parar de falar sobre o problema e começar a pensar na solução. Esquecer o que pode dar errado e pensar no que já está certo.

Assim, há aspetos na nossa vida sobre os quais temos que dar menos importância, nomeadamente:

  • O julgamento de outras pessoas. Por mais que faças não agradarás a toda a gente e não podes viver a querer agradar os outros. Preocupa-te em te agradar a ti mesmo e caminhares de acordo com o tua essência. Não vivas as expectativas de outras pessoas. Tu és muito mais que isso.

  • O passado. Não o podes mudar, encara-o apenas como uma aprendizagem, como um crescimento, não vivas nele. Já que não podes mudar o passado, faz do presente o teu melhor futuro.

  • Frustrações. Irão surgir sempre, mas elas têm apenas que ser encaradas como impulsionadoras para sermos melhores pessoas. A maioria das pessoas vive a vida guiada pelos desejos. Isso é extremamente perigoso, um desejo não satisfeito pode se tornar numa grande frustração. Procura entender que tudo o que precisas chegará no momento certo e não te compares com ninguém.

  • Ocupação insignificante. Deixa de dizer sim e tenta saborear a libertação de dizer não, deixando de ocupar a tua vida com aquilo que não te preenche, que não te faz bem, que não te traz valor.

  • Coisas que não podem ser controladas. Sofremos constantemente com coisas que não controlamos, se algo me preocupa devo fazer o seguinte exercício mental "eu tenho controlo sobre isto?".

  • Receios infundados. A vida é sobre superar o medo e assumir riscos. Se não arriscares nada, arriscas tudo.

A mudança começa em ti, o teu mundo exterior é um reflexo do teu mundo interior. As circunstâncias só mudarão quando essa mudança ocorrer no teu interior. E não te esqueças, nada é impossível, mesmo nos momentos menos bons tu consegues tudo, tens uma força imensa, e uma impossibilidade é apenas uma possibilidade que ainda não conheces. Confia e acredita!





127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page