Desenvolve o pensamento positivo, treina a tua mente

"O pessimista vê dificuldade me cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

Winston Churchill


Somos aquilo que pensamos!


Se constantemente somos inundados por pensamentos negativos, se em cada situação vemos o lado negativo e não o positivo, estamos a treinar e a trabalhar a nossa mente para a negatividade, e assim será a nossa vida. Os nossos pensamentos determinam a conduta da nossa vida!


Assim como treinamos os nossos músculos, o nosso corpo, temos igualmente de treinar a nossa mente. Assim como fazemos um circuito de treino para termos um corpo melhor e mais saudável, assim como nutrimos o corpo com bons alimentos, porquê não alimentamos a mente com bons pensamentos?


Se temos constantemente pensamentos negativos e alimentamos essa negativada na nossa mente, em cada pequena situação com que nos me deparemos no dia a dia, iremos ver o seu lado negativo. Contudo, se ao depararmo-nos com uma situação tentarmos ver o seu lado positivo, fazemos um esforço para ver a positividade, treinamos a nossa mente neste sentido. Automaticamente em casa situação iremos ver o lado positivo e não o negativo, vemos o copo meio cheio e não meio vazio.


Se somos mais positivo, vivemos mais alegre, sorrimos mais, trabalhamos o nosso bem-estar e influenciamos positivamente todos os que nos rodeiam.


De acordo com o Investigador José Pinto da Costa, pensamentos positivos têm a capacidade de aumentar a esperança de vida de quem os tem. Isto porque libertam substâncias químicas que estimulam a sobrevivência das células.


"Quando estamos com prazer temos um aumento de libertação da dopamina. Portanto queremos repetir o mesmo comportamento para termos dopamina que vai dar prazer. Numa harmonia, isso leva a que a probabilidade de lesão das várias estruturas da célula diminua", disse.


Não quer dizer que com isto eliminemos os pensamentos negativos da nossa vida, mas eles deixam de ser a prioridade quando nos deparamos com alguma situação.


Uma forma de treinar a nossa mente nesse sentido é por cada pensamento negativo que surgir, substituirmos por três pensamentos positivos na nossa vida, pequenas coisas que nos fazem felizes. Podes e deves ainda fazer uma lista de pensamentos felizes ou olhar para a tua lista da felicidade que irei abordar mais à frente.


Devemos ainda treinar a forma dos nossos pensamentos, não pensar “eu quero” mas sim “eu vou” ou “eu sou”, por exemplo, se queres tanto aquele emprego repete constantemente no teu pensamento “eu vou conseguir aquele emprego”, “eu sou capaz de obter aquele emprego”.


Outro exercício que deve ser feito diariamente é parar um pouco ao fim do dia e refletir sobre o que o meu dia teve de positivo e agradecer, e sobre o que teve de menos bom e refletir como melhorar aquela situação.





78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo