Conecta-te com a natureza

"Olha profundamente a natureza e entenderás tudo melhor."

Albert Einstein


Nos dias de hoje, somos dominados pela tecnologia, pelo consumismo e todas as suas infraestruturas, e estamos, cada vez mais, a sofrer privação do contacto com a natureza. Se gostas de caminhar, caminha na natureza, se gostas de praticar exercício físico, pratica na natureza, ou opta até por algum que envolva a natureza (trails, surf, stand up padle, btt, canoagem,…), se gostas de yoga experimente fazê-lo na natureza.


Um estudo científico publicado, em 2019, pela revista Scientific Reports, revela que ao passarmos cerca de duas horas por semana na Natureza conseguimos melhorar significativamente a nossa saúde e bem-estar físico e psicológico.


Os investigadores do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Karine Silva e Sofia Lopes, publicaram recentemente um estudo na revista Environmental Psychology que corrobora a hipótese de o contacto com a natureza, nomeadamente através de passeios de 50 a 90 minutos em espaços verdes urbanos, poder reduzir significativamente os níveis de ruminação mental em indivíduos saudáveis constituindo-se desta forma como um fator protetor no desenvolvimento de doença mental.


O contacto com a natureza ajuda assim na saúde física, melhora a saúde mental, reduz o stresse e a hipertensão, ajuda o nosso processo de cura, beneficia a saúde (física e mental) das crianças, aumenta a nossa capacidade de concentração, aumenta os pensamentos positivos, entre muitos outros benefícios.


Tenta passar um tempo por semana na natureza, caminha num jardim, num parque, na praia, abraça uma árvore, brinca com os teus filhos na natureza, promove-lhes esse contacto, senta-te e aprecia os sons, os cheiros e as cores da natureza.


Quando estiveres em contacto com a natureza podes ainda praticar earthing.

Earthing é o ato de estabelecer uma ligação física entre ti e a energia natural da Terra, quer entrando em contacto com a superfície da Terra, de pés descalços ou com outra parte do corpo). O Earthing demonstrou ajudar a:

  • Eliminar ou reduzir a dor crónica (p.ex., nas costas, articulações e músculos).

  • Curar e recuperar mais depressa de lesões agudas ou do exercício/treino.

  • Dormir melhor.

  • Reduzir a sensibilidade a aparelhos eletrónicos, através da descarga da energia excedente (voltagens induzidas) para a terra.

  • Reduzir a gravidade das enxaquecas, dores de cabeça e sintomas menstruais.

  • Reduzir o stress, acalmando o sistema nervoso.

  • Fluidificar o sangue e beneficiar a tensão arterial e a circulação sanguínea.

  • Aliviar a causa da inflamação crónica e melhorar ou eliminar os sintomas de muitas afeções de natureza inflamatória.



"A natureza é a nossa maior aliada e a nossa maior inspiração."

David Attenborough




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo